Imagem Conteúdo Iniciativa
  • Tamanho da Letra

  • Versão para imprimir

  • Enviar para um amigo

Conceito

O Cultivando Água Boa é um programa totalmente alinhado ao planejamento estratégico da Itaipu Binacional, que, após ser redefinido no ano de 2003, incorporou à sua missão a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento sustentável. A nova missão foi assim definida: “Gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. Assim, o tema se tornou questão institucionalizada e permanente na atividade empresarial da usina.

Trata-se de um programa que nasceu para se perpetuar. Tanto que já traz em seu nome a ideia de movimento, de continuidade. Afinal, na natureza é assim: para que algo cresça e se fortaleça, é preciso cultivar. Com a água não é diferente. Para que ela se mantenha abundante, com qualidade, hoje e sempre, é preciso cultivá-la. 

Ao desenvolver um programa de cuidado com a água, a Itaipu Binacional foi além, e concebeu um verdadeiro movimento pela sustentabilidade. Pois para a Itaipu, a mesma água que é fonte de toda a sua energia, é também a água que traz vida ao lago, garantindo renda aos pescadores que vivem em seu entorno; que fecunda os campos, fonte de sustento para muitas famílias; que abastece cidades; que gera saúde e traz equilíbrio para o meio ambiente. Foi a partir dessa visão integral e sistêmica, de interdependência dos seres humanos com o meio, que o Cultivando Água Boa foi formatado.