Imagem Conteúdo Iniciativa
  • Tamanho da Letra

  • Versão para imprimir

  • Enviar para um amigo

O que mudar

Mudar os modos de ser, viver, produzir e consumir

Ao conhecer as ações por trás do Cultivando Água Boa, é possível compreender que o grande objetivo desta iniciativa é um despertar para a cultura da sustentabilidade nas comunidades da Bacia Hidrográfica do Paraná 3. Ou seja, somente por meio de mudanças profundas nos hábitos das pessoas a sustentabilidade será inserida nos valores e crenças dessas comunidades, e assim será passada de geração para geração.

Mudar o modo de ser, de sentir

Sempre que se fala em mudança cultural, é preciso ter ciência de que o primeiro passo é sensibilizar as pessoas, isto é, tornar a causa parte dos seus valores, despertá-las para a ética do cuidado, o sentimento de compromisso. Para isso, o programa Cultivando Água Boa prioriza o acesso ao conhecimento. Por meio de educação formal e informal, trabalha-se o entendimento da questão pelas pessoas.

Mudar o modo de viver

A sensibilização das comunidades é necessária para que se estabeleça uma nova relação do ser humano com o seu meio. Ao conscientizar as pessoas do seu pertencimento ao planeta, ao meio ambiente, elas passam a entender a relação de interdependência existente. O que fazemos ao planeta estamos fazendo a nós mesmos. Ter conhecimento sobre isso implica em uma nova forma de viver, uma nova forma de se relacionar com a natureza e os recursos que ela oferece.

Mudar o modo de produzir

Em termos práticos, uma mudança do modo de ser e de viver só é possível a partir da adoção de formas de produção sustentáveis. Isso quer dizer utilizar os recursos que a natureza oferece com responsabilidade e, em contrapartida, garantir um ambiente saudável ao meio para que ele renove seu ciclo naturalmente. O programa Cultivando Água Boa fornece às comunidades o conhecimento, as ferramentas e as tecnologias necessárias para que essa relação sustentável seja estabelecida.

Mudar o modo de consumir

Na ponta do processo de uma cultura voltada à sustentabilidade está a conscientização sobre o consumo. Afinal, também faz parte de uma atitude ambientalmente consciente saber consumir com responsabilidade, atentando para a origem dos produtos, bem como sua destinação. Por isso, o Cultivando Água Boa se preocupa em informar e capacitar as pessoas a respeito do tema, inserindo no dia a dia das comunidades atitudes como reaproveitamento de embalagens, reciclagem, abolição do desperdício e correta destinação de resíduos.